quarta-feira, 10 de novembro de 2010

“Cidadania, Esporte e Educação 2014” é tema de evento em Recife.




O Brasil abrigará nos próximos anos dois grandes eventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) que habitam o imaginário da população, especialmente dos jovens das periferias dos centros urbanos e das pequenas cidades. Pensando nestes eventos e nestes jovens foi criado o projeto “Cidadania, Esporte e Educação 2014” estimulando práticas saudáveis de esporte e ao turismo responsável. Propondo encontros com atletas que construíram sua história através do esporte e promovendo atividades esportivas, o projeto pretende contribuir à difusão deste legado imaterial.
 O primeiro evento do projeto acontece no dia 07 de junho, em Recife, no ginásio de esportes Geraldão (Av. Mascarenhas de Moraes), e terá a presença de diversos estudantes de 35 escolas municipais do 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série) e dos tetracampeões mundiais Bebeto e Ricardo Rocha. Estão programados mais seis eventos itinerantes, que acontecerão de junho a dezembro de 2010, em municípios menores da região metropolitana, bem como, em outras capitais de menor porte da região Nordeste.
 
Liderado pelo tetracampeão pernambucano Ricardo Rocha, o projeto prevê uma série de eventos visando estimular ações de cidadania entre jovens da rede pública de Ensino Fundamental II, em especial práticas esportivas que tenham relação com as atividades de turismo. A idealização do projeto é da Facto Comunicação.
 
Bebeto ministrará uma palestra para os estudantes, seguida de uma série de atividades visando conscientizar os alunos para a prática da cidadania através do Esporte, do Lazer e do Turismo. O evento terá palestras educativas e oficinas de futebol, vôlei, futsal e basquete, dentre outras modalidades, trazendo para a capital pernambucana, desportistas e atletas de destaque nacional e mundial. Para a edição de julho, já está confirmada palestra com o campeão olímpico de vôlei, Nalbert.
 
O secretário de Educação da Prefeitura do Recife, Cláudio Duarte, comemorou a iniciativa: “Em pleno ano de Copa do Mundo, fechamos uma parceria bastante positiva para nossos adolescentes e jovens. As ações vão envolver os estudantes e moradores atendidos pelo programa Bairro Escola e pelo Futebol Participativo em atividades educativas, esportivas e de formação cidadã”. O secretário especial da Juventude, Eduardo Granja, sintetizou os objetivos da parceria: “Queremos reforçar o sentido social das políticas que a Prefeitura já desenvolve nas áreas de educação e esporte e ao mesmo tempo motivar a participação da população através de exemplos de atletas vitoriosos, como o próprio Ricardo Rocha”.
 
“Estou muito feliz em poder trazer para a capital do meu estado e para o Nordeste um projeto que utiliza o esporte como instrumento de formação cidadã”, afirmou o atleta, que também esteve com os Secretários Estaduais de Turismo, Paulo Câmara, e de Esportes, George Braga, solicitando apoio para a iniciativa. “São dois secretários que estão participando dessa verdadeira revolução de investimentos que Pernambuco está vivendo e que por certo também irão dar sua contribuição para esse projeto”, disse Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário